Blog Conect Clinic

Como calcular impostos do jeito certo na sua clínica/consultório?

Na Conect Live #9 trouxemos um assunto de extrema importância para profissionais da saúde, mas que acaba sendo muitas vezes deixada de lado por falta de conhecimento. A Dra Paula Gregolin, junto ao Marcelo Pareto da Pareto Soluções e Victor Lanzolli da Lanzolli Contabilidade, falaram sobre a forma correta de calcular impostos na área da saúde.

Além de estar em dia com seus tributos, declarar seus impostos traz a sua clínica a segurança de não ser surpreendido pelo paciente que não pediu sua nota quando fez o tratamento ou até mesmo pelo fisco, ao encontrar “buracos” em sua declaração. E ainda passa credibilidade a clínica e ao profissional que realiza o tratamento.

Confira agora um passo a passo eficaz para começar a estar em dia com seus tributos:

Tenha um controle financeiro

Conheça sua clínica, saiba seus gastos e sua receita de forma geral. Pontue exatamente o que entra através de cartão, transferência, boleto e dinheiro. Essas são informações muito relevantes para que você tenha um controle assertivo. 

Tenha um profissional de contabilidade

Tenha um profissional qualificado com você, que saiba de fato sobre a legislação, para que não ocorra erros.

Tenha uma plataforma para inserir as informações

Centralize todos os dados financeiros da sua clínica em um sistema eficiente e seguro. Essa função pode ser delegada a um colaborador da sua equipe, que tenha o compromisso de alimentar o sistema de forma correta sem deixar passar informações.

Sonegar imposto parece algo que vai passar despercebido, mas nós, profissionais da saúde, precisamos estar atentos a essa questão, pois de fato, existem sistemas capazes de identificar erros cometidos nos impostos. E para que possamos estar sempre tranquilos sobre as questões fiscais, o ideal será sempre contar com profissionais qualificados para nos ajudar.

Deseja entender melhor sobre o assunto? Assista a aula na íntegra no canal Conect Clinic e Instagram.